terça-feira, 27 de outubro de 2009

FOTOS DOS ALUNOS DO 1° ANO NA OFICINA DE BRINQUEDOS

domingo, 25 de outubro de 2009

CORPO HUMANO


O ENSINO DO BASQUETEBOL ATRAVÉS DO CONHECIMENTO TÁTICO


S. Antunes, J. Sampaio
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Vila Real
sfantunes@hotmail.com

As abordagens iniciais do processo ensino/aprendizagem dos jogos desportivos têm-se baseado na focalização da técnica, provocando comportamentos estereotipados aos aprendizes e concomitantemente a sua desmotivação e não inclusão da prática desportiva no seu estilo de vida. Desta forma, é nosso objectivo apresentar o modelo táctico para demonstrar quais as vantagens da sua implementação.
Neste modelo, o aprendiz é o núcleo do processo, tendo este como etapas o jogo, a apreciação do mesmo, o conhecimento táctico, a tomada de decisão, a execução motora. Ao aprendiz são apresentados problemas tácticos, com o intuito de este os resolver, estando este sempre presente em situações contextualizadas de jogo.
Com este modelo de ensino, as modalidades são englobadas em categorias, segundo princípios comuns dos jogos desportivos, facilitando aos aprendizes a transferência de conhecimentos entre jogos da mesma categoria. Assim, o aprendiz sente-se mais motivado incrementando, consequentemente, o seu prazer, divertimento e participação na prática desportiva.
Desta forma realizamos uma planificação de conteúdos, baseada numa análise dos princípios comuns e transversais da categoria dos JD de invasão/território, conduzindo à implementação de quatro níveis de complexidade táctica, que posteriormente, suportaram a edificação de sessões de ensino consubstanciadas nos problemas tácticos impostos pelo contexto do jogo.
No sentido de operacionalizar este modelo de ensino, o professor/treinador deverá ter em atenção certos pressupostos, que quando correctamente assimilados, influenciam positivamente o processo de ensino/aprendizagem.

Palavras chave: Modelo Táctico, Conhecimento Táctico, Planificação, Nível de Complexidade Táctica.

RETIRADO DO SITE 4SHERED.
SE ALGUÉM QUISER MANDO POR EMAIL O ARTIGO COMPLETO, É SÓ DEIXAR NO MURAL DE RECADOS O SEU PEDIDO.
BJS
ESPERO QUE GOSTEM

BASQUETE

O PROCESSO DE TREINAMENTO FÍSICO E TÉCNICO-TÁTICO DOS ATLETAS DO BASQUETEBOL DO BRASIL: REFLEXOS NO MUNDIAL DOS ESTADOS UNIDOS DE 2002

Valdomiro de Oliveira: Doutorando em Ciência do Desporto - Campinas São Paulo Brasil
Roberto Rodrigues Paes: Doutor em pedagogia do esporte- Unicamp- SP Brasil

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar como se deu o treinamento dos conteúdos da preparação física e técnico-tático no processo de especialização dos atletas da seleção brasileira de basquetebol adulto masculino que representaram o Brasil no décimo segundo campeonato mundial em Indianápolis nos Estados Unidos em 2002. Por intermédio de questionário semi-estruturado, buscou-se identificar como foram aplicados os conteúdos do treinamento e as idades dos melhores resultados em nível internacional. O modelo de estudo foi de BRONFENBRENNER (1995), o qual trata das questões que relacionam a pessoa o processo o contexto e o tempo. Os sujeitos da pesquisa foram onze atletas dos doze que disputaram o campeonato mundial. Pra a interpretação dos dados a analise de conteúdo de Trivinos, (1987). Os resultados demonstraram que nos conteúdos de treinamento físico observou-se maior ênfase nas corridas longas, saltos em escadarias, piques fora dos espaços de jogo, considerada pela literatura como preparação generalizada. Quanto aos conteúdos do treinamento técnico percebeu-se a presença fundamental de exercícios analíticos e algumas situações de jogo. Quanto aos conteúdos do treinamento tático podê-se perceber a presença constante de jogadas ensaiadas. Os resultados superiores em nível internacional, aconteceram com idades avançadas entre 26 e31 anos. Pode-se ter como considerações finais, a importância em discutir esses métodos de aplicação dos conteúdos pois, não houve periodização do processo nem sistematização dos conteúdos e também aconteceu a repetição exacerbada de uma só metodologia, tornando-se equivocada a organização do treinamento no que diz respeito as idades predominantes ao desempenho e aos conteúdos específicos durante muitos anos.

Palavras-chave: Especialização, Atletas, Treinamento, Pedagogia

RETIRADO DA INTERNET: SITE 4SHERED

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SUGESTÃO PARA GINCANA


BRINCADEIRAS COM ARCO


BRINCADEIRAS COM CORDA


AULA DE VÔLEI

ESTOU COMEÇANDO COM  A INICIAÇÃO DO VÔLEI COM MINHAS ALUNAS. ELAS ESTÃO NA 5° E 6° SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
NA MINHA ESCOLA O ESPORTE PREDOMINANTE ENTRE ELES É O FUTSAL E O HANDEBOL ENTÃO INSERIR UM NOVO ESPORTE É DIFICIL, MAS COM JEITINHO E MUITA PACIÊNCIA ESTOU CONSEGUINDO.
COM O VÔLEI PRIMEIRAMENTE EU DOU O ALONGAMENTO, DEPOIS O AQUECIMENTO É EM DUPLA E CADA DUPLA COM UMA BOLA DE VÔLEI. PEDI PARA A ESCOLA COMPRAR AQUELAS BOLA DE E.V.A, QUE SÃO MAIS LEVE E NÃO MACHUCA. NO AQUECIMENTO TRABALHO BASTANTE OS MEMBROS SUPERIORES COMO: JOGAR A BOLA PARA O OUTRO COM UMA DAS MÃOS, UMA HORA COM A DIREITA E DEPOIS COM A ESQUERDA, DEPOIS COM AS DUAS MÃOS. PEÇO TB QUE REBATEM A BOLA NO CHÃO, PRIMEIRO SEGURANDO A BOLA COM AS DUAS MÃOS E DEPOIS SOMENTE COM UMA. E JÁ INICO O FUNDAMENTO SAQUE COM ELES.
DEPOIS TRABALHO BASTANTE O FUNDAMENTO TOQUE E MANCHETE. PRIMEIRO ELAS SEGURAM A BOLA, JOGA PARA O COMPANHEIRO PARA QUE ELE PEGUE. A MESMA COISA COM A MANCHETE. DEPOIS ESTOU ENSINANDO A MANEIRA CORRETA DE RECEBER A BOLA DE TOQUE E MANCHETE....

ESTÃO COMEÇANDO A GOSTAR....VAMOS VER...

DINÂMICAS

EXPRESSÃO CORPORAL


Desenvolver a criatividade, localização no espaço e sensibilidade.

- O prof.º coloca uma música infantil.

- Os alunos vão criar movimentos de acordo com o ritmo da música.

- Quando a música parar todos deverão permanecer estáticos até recomeçar novamente. Aquele que se mexer, sairá da competição.

DINÂMICAS

DESENHO CEGO


Desenvolver a localização no espaço e a coordenação motora.

- O prof.º coloca uma música.

- Pedir aos alunos que fechem os olhos e segurem o lápis nas mãos e comecem a riscar sobre o papel em qualquer direção seguindo o ritmo da música.

- Terminando a música, o prof.º pede aos alunos que abram os olhos e observem as linhas com bastante atenção e marquem tudo que conseguir captar.

DINÂMICAS

 CONHECER O COLEGA


Desenvolver a criatividade e a desinibição.

- O prof.º pede para os alunos se formarem em círculo.

- O prof.º pede que um aluno vá até o centro do círculo, se apresente, faça um movimento qualquer e depois volte para o seu lugar.

- Todos os alunos se reúnem no centro do círculo, fala o nome do colega que se apresentou e repete o mesmo movimento e assim sucessivamente.

DINÂMICAS

DINÂMICAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA

O JOGO DAS SAUDAÇÕES



OBJETIVO GERAL: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Atividade inicial para promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas, no primeiro dia do ano em que se encontram.

COMO JOGAR:

- Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço. Avise que você vai dar um sinal (pode ser uma palma ou apito) e, quando o ouvir, cada um deverá parar diante de um colega, trocar um olhar e acenar com um “tchauzinho”. Quem não conseguir um par para fazer isto irá sentar-se no chão.

- A brincadeira recomeça. Todos voltam a caminhar pelo espaço, pois ninguém fica de fora, neste jogo. Só que agora a regra é outra: ao ouvir o sinal, todos vão parar diante de duas pessoas (nenhuma pode ser a mesma de antes), trocar um olhar e perguntar os seus nomes. Quem não conseguir, vai sentar-se no chão.
- Agora, vamos parar e segurar a mão de três pessoas, que não sejam as mesmas das etapas anteriores.
- Em seguida, vamos dar um forte abraço em quatro pessoas...
- Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.

FONTE: http://www.edicoesgil.com.br/educador/primeirodia.html

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CANTIGAS PARA O PRÉ

RECEBI DO GRUPO DE PROFESSORES EM QUE FAÇO PARTE ESSAS CANTIGAS E QUE PODEM SER USADAS PARA TRABALHAR O ESQUEMA CORPORAL EM NOSSAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. OUTRA SUGESTÃO E TRABALHAR ESSAS CANTIGAS NA VOLTA Á CALMA.... HOJE VOU COLOCAR ESSA MAIS PROMETO COLACAR MAIS MUSICAS....TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL É UM MÁXIMO....

PINTINHO AMARELINHO


MEU PINTINHO AMARELINHO

CABE AQUI NA MINHA MÃO,

NA MINHA MÃO.

QUANDO QUER COMER BICHINHO

COM SEUS PEZINHOS

ELE CISCA O CHÃO.

ELE BATE AS ASAS

ELE FAZ PIU-PIU

MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO.[BIS]

VEM COM VÁRIAS LETRAS DE CANTIGAS EM ORDEM ALFABÉTICA...MUITO
 INTERESSANTE, APROVEITEM...É SO CLICAR NO LINK ABAIXO

LINK DO RAPIDSHARE http://rapidshare.com/files/34232078/CancioneiroDoWil.pdf.htm

DESENHO DIA DO PROFESSOR



FELIZ DIA DO PROFESSOR

As bolas de papel na cabeça,


os inúmeros diários para se corrigir,

as críticas, as noites mal dormidas...

Tudo isso não foi o suficiente

para te fazer desistir do teu maior sonho:

Tornar possíveis os sonhos do mundo.



Que bom que esta tua vocação

tem despertado a vocação de muitos.

Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,

quando em seu dia-a-dia

tantas dificuldades acontecem.

A rotina é dura, mas você ainda persiste.

Teu mundo é alegre, pois você

consegue olhar os olhos

de todos os outros e fazê-los felizes também.



Você é feliz, pois na tua matemática de vida,

dividir é sempre a melhor solução.

Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida

o teu coração a cada dia,

dando-te tanto prazer em ensinar.



Homenagens, frases poéticas,

certamente farão parte do seu dia a dia

e quero de forma especial, relembrar

a pessoa maravilhosa que você é

e a importância daquilo do seu ofício.

É por isto que você merece esta homenagem

hoje e sempre, por aquilo que você é

e por aquilo que você faz.



Felicidades !!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA


BONECO COM PARAQUEDAS


ESSE TRABALHO FOI REALIZADO COM OS ALUNOS DO1°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I.

OS ALUNOS ADORARAM!

FIZEMOS O BONECO COM JORNAL, DEPOIS COLOCAMOS ROUPINHA NOS BONECOS, CABELO, OLHOS, NARIZ, BOCA.

O PARAQUEDAS FOI FEITO COM SACOLINHA E BARBANTE....A DIVERSÃO ESTÁ GARANTIDA.


TRABALHA A COORDENAÇÃO MOTORA FINA E GROSSA, ESQUEMA CORPORAL, PERCEPÇÃO ESPACIAL E VISUAL.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

BUMERANGUE


O BUMERANGUE FAZ PARTE DA MINHA OFICINA DE BRINQUEDOS, ELES ADORAM FAZER OS SEUS PRÓPRIOS BRINQUEDOS...É UMA DIVERSÃO GARANTIDA!!!!!!!!


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails